BIO DELLA CRUZ







Walmir della Cruz, 1959


Nascido no subúrbio carioca de Honório Gurgel, Walmir della Cruz se define como um autodidata, que se apaixonou pelo desenho ainda menino, pintando tacos de madeira que naquela época já lhe rendiam o reconhecimento de todos no bairro onde cresceu.

Pintor, Desenhista e copista, tem sua obra reconhecida com dois primeiros prêmios e uma menção honrosa, da Fundação Botânica Margareth Mee, no Museu  Nacional de Belas Artes, além de 2° lugar no Concurso de Desenho da Fundação Jardim Botânico do Rio de Janeiro.  Entre algumas de suas exposições de pintura e desenho, podemos citar a individual no Palácio 9 de Julho, em São Paulo, Centro Cultural Caixa Econômica do Rio de Janeiro e Vitoria, e a Casa dos Bragas, em Cachoeiro do Itapemirim. 

Amante do surrealismo de Salvador Dali, Marx Ernst e Paul Klee, e do  preciosismo clássico de Rubens e Raphael, admira o hiper realismo de Boris Vallejo e de Frank Frazetta, de quem se inspira para alguns de seus trabalhos de pintura de óleo sobre papel. 

Insatisfeito pelo formalismo do mercado de artes plástica, della Cruz dá os seus primeiros passos no Body Art a partir da segunda metade da década de 90, quando monta seu primeiro estúdio no balneário de Marataízes. Conciliando o trabalho de pintor e desenhista com a carreira de tatuador e piercer, passa a dividir suas atividades entre o Rio e o Espirito Santo.


A diferença de muitos profissionais conhecidos por desenvolver um gênero especifico de tatuagem, della Cruz transita com agilidade pela old school, new school, pelo realismo, a arte tribal, maioris, portraits e o tridemensional, na busca de uma pluralidade marcada por seu espírito de exímio desenhista. Tatuadores internacionais como Amil Gupta, Victor Portugal e Paul Booth, são algumas das referencias técnicas e conceituais que podemos encontrar em seu trabalho de tatuador. Sua colaboração com Renato LC, do Hipertensão Estúdio, e com Beicinho, do Masteroftattoo Estúdio, dois dos mais importantes nomes da tatuagem brasileira, colocam della Cruz no ranking dos melhores tatuadores de sua geração.    

Nenhum comentário:

Postar um comentário